segunda-feira, 2 de abril de 2012

A Escola, Rui Barbosa e a Educação Física: Um Caso Antigo.

A relação de um dos maiores nomes da história de nosso país e a educação física
Profº Djhandro Ricardo

Os alunos do Colégio Estadual Rui Barbosa de Maracanaú têm um motivo a mais para  sentirem-se atraídos pelo ensino da educação física na escola, eles descobriram que a escola carrega o nome de um dos grandes incentivadores e colaboradores da educação física no Brasil.
Rui Barbosa de Oliveira
Rui Barbosa de Oliveira, político e jurisconsulto, nasceu em Salvador, Bahia, em 5 de novembro de 1849. Bacharelou-se em 1870 pela Faculdade de Direito de São Paulo. No início da carreira na Bahia, engajou-se numa campanha em defesa das eleições diretas e da abolição da escravatura. Foi político relevante na República Velha, ganhando projeção internacional durante a Conferência da Paz em Haia (1907), defendendo com brilho a teoria brasileira de igualdade entre as nações. Eleito deputado provincial, e adiante geral, atuou na elaboração da reforma eleitoral, na reforma do ensino, emancipação dos escravos, no apoio ao federalismo e na nova Constituição.

Na história da Educação Física no Brasil o principal acontecimento de todo o período Brasil-Império ocorre com Rui Barbosa então deputado federal, que apesar de não ser favorável ao Método Alemão, defendia de forma veemente a prática da Educação Física como pôde ser observado em seu Parecer de n.º 224, sobre a Reforma Leôncio de Carvalho sob o título “Reforma do Ensino Primário e várias Instituições Complementares da Instrução Pública”, apresentado à Câmara dos Deputados em 12 de setembro de 1882, citado por CANTARINO FILHO (1982): “... Não pretendemos formar acrobatas nem Hércules, mas desenvolver na criança o quantum de vigor físico essencial ao equilíbrio da vida humana, à felicidade da alma, à preservação da Pátria e à dignidade da espécie...”.

Sugeria a instituição de uma sessão especial de Ginástica nas escolas normais e sua inclusão nos programas escolares como matéria de estudo em horas distintas das do recreio e depois das aulas, estendendo a sua prática a ambos os sexos e no caso das mulheres, preservando as suas formas feminis e a preparando para o cumprimento de seu papel na sociedade, além da equiparação, em categoria e autoridade, dos professores de Ginástica às outras disciplinas, pois entendia que era necessário que o desenvolvimento intelectual e físico caminhassem paralelamente. 
Para Rui Barbosa, a educação seria capaz de transformar a sociedade e junto com ela e por meio dela a idéia de como ser saudável.  Faz-se necessário ressaltar aqui que Rui Barbosa era um vigoroso defensor da implantação da Educação Física, propondo a higienização e não a eugenização da raça.  Em seus discursos proferia sempre a importância da Educação Educação Física tanto para o desenvolvimento físico, como mental, intelectual e social.

As idéias de Rui Barbosa representam um marco na defesa da educação física como disciplina curricular das escolas brasileiras.
Dentre os conteúdos explorados pela disciplina educação física no Colégio Estadual Rui Barbosa a abordagem histórica da disciplina ao longo dos tempos será de fundamental importância para incutirmos um novo olhar sobre a educação física em nossa escola, e temos agora mais um aliado, Rui Barbosa de Oliveira, um revolucionário com um caso antigo com a educação.
Bons estudos garotos!


Fonte:

14 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Mas qual era o papel dele na ir seção da educação física

    ResponderExcluir
  3. Mas qual era o papel dele na ir seção da educação física

    ResponderExcluir
  4. educaçãp fisica e inutiel eagente tem que aprender so pra ocopar espaço no nosso cerebro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Educação fisica e inutil pra pessoas como você afinal a educação fisica estuda os movimento do corpo humano ou seja desde o momento em que você acorda(pessoas com esse pensamentos podiam simplesmente nao acordar mais)ate o momento que você se deita, e um curso que apesar de nao aparecer diretamente e extremamente ligado a saude, de qual forma? de forma que com apenas 7 minutos do seu dia de exercicios vc consegue se cuidar muito mais, aumentando e expectativa de vida agora se você e apenas um mero gamer de jogos online que so como porcaria e bebe refri e fica vendo redes sociais achando que tem convivio social acorda pra vida e pensa no que vc critica, a area da educaçao fisica mexe com movimento com corpo, e possivel identificar desde a escola em crianças pequenas disturbius desde familiares ate dirturbius com relaçao a saude pena que os profissionais que entao se formando apenas rolem a bola para as crianças jogarem, e os 15 estagiarios e 1 professor das academias que passam três series de quinze pra todos sem sequer ler o perfil das pessoas.

      Excluir
  5. educaçãp fisica e inutiel eagente tem que aprender so pra ocopar espaço no nosso cerebro

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. não estou sendo grosso, mas o celular e o computador tem correção gráfica automática....

    ResponderExcluir